terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A grande utilidade das rolhas



As rolhas de garrafas de vinho e champanhe podem servir como peça decorativa para sua casa. Além de já serem guardadas e colecionadas em grandes garrafas por algumas pessoas, há outras formas de aproveitar as rolhas, como na criação de móbiles infantis, porta agulhas e mural de recados. Também podem servir como utilidade para o seu lar, por exemplo, evitando arranhões no assoalho. 
A rolha de cortiça é um material reciclável e impermeável que provém da casca de uma árvore e é um objeto que pode ser muito bem reaproveitável. Saiba como com as 10 dicas que a Multimix pesquisou e preparou para você. 


1. Porta-agulhas
Que tal fazer a rolha virar uma almofadinha para agrupar as agulhas e os alfinetes que você nunca lembra onde guarda? Basta espetá-los na superfície do objeto - uma ideia simples, de custo zero e muita utilidade.

2. Carimbo divertido
Para a criançada que não se cansa de pedir brinquedos novos, a dica é criar diferentes tipos de carimbo com as rolhas de cortiça. Basta usar a imaginação e esculpir o lado maior da peça com a ponta de uma faca. Depois providencie uma almofada de tinta e pronto - a diversão está mais do que garantida!

3. Piso protegido
Lâminas de cortiça retiradas das rolhas com uma faca dão conta de evitar os temidos arranhões no assoalho. Não tem erro.

4. Água e adubo para as plantas
Esfarele algumas rolhas e misture-as à terra dos vasos de flores e folhagens - é uma receitinha perfeita para conservar a umidade da terra e ajudar a decompor as folhas mortas, transformando-as em matéria orgânica que vai alimentar a planta. Isso acontece porque a suberina, substância responsável pela elasticidade da cortiça, aumenta a retenção de água nos pedacinhos de rolha. Sem falar que os polissacarídeos presentes na composição do material também fornecem comidinha extra para as plantas.

5. Economia de azeite
Se o vidro do óleo (ou do vinagre) tem a boca larga, corte uma rolha na diagonal e encaixe-a na abertura do recipiente. Assim você consegue controlar direitinho o fluxo do líquido e - melhor de tudo - evita desperdícios.

6. Mural de recados estiloso
Corte diversas rolhas ao meio (no sentido do comprimento) e vá colando as metades numa tábua fininha, chapa de compensado ou até naquele quadro que você não usa mais. Eis um supercriativo e econômico mural de recados. Agora é só fixar os lembretes na cortiça com alfinetes ou tachinhas.

7. Utensílio antiarranhões
Você tem faca de aço-carbono? Proteja-a de riscos esfregando nela, de tempos em tempos, metade de uma rolha de cortiça com um pouco de detergente. Os ceroides - tipo de cera presente na cortiça, responsável por sua impermeabilidade - formam uma camada de proteção sobre o carbono da lâmina. O detergente funciona como "veículo", pois tem afinidade química com a cera. Esfregar a rolha úmida com água na faca não adianta pela razão inversa: o líquido e os ceroides não são "amigos" e, por isso, não formam a barreira protetora.

8. Lugar bem marcado
Quando você estiver organizando um jantar para um grande número de pessoas e quiser escolher o lugar que cada convidado irá ocupar, faça um pequeno corte nas rolhas e fixe cartõezinhos com o nome deles.

9. Jogo de cozinha
Após fatiar várias rolhas em rodelas iguais, você pode montar apoios bem originais para bules e panelas ou até criar um jogo americano para os pratos. Una os pedacinhos de cortiça como quiser: você pode grampear, colar ou costurar.

10. Móbile inusitado e muito charmoso
Fure algumas rolhas no centro, passe um fio de nylon pelos orifícios e monte bichinhos articulados para a criançada brincar. É possível inventar cobras, minhocas...

Fonte: MdeMulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque