terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Saiba como escolher o óleo de cozinha certo


No supermercado há uma grande variedade de óleos de cozinha, o difícil é escolher o óleo ideal para manter sua saúde livre de gorduras pesadas. Saiba agora diferenciar os vários tipos de óleo e os benefícios que eles podem trazer para sua vida.

Algodão- Livre de gorduras trans, é fonte de vitamina E e de ômegas 3 e 6. Combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce. Suas características são mantidas após o aquecimento no processo de fritura, diferente dos outros óleos.

Coco- Estudos recentes mostraram seus efeitos benéficos na diminuição do colesterol ruim (LDL) e na elevação do colesterol bom (HDL). Também aumenta a saciedade e auxilia quem tem diabetes tipo 2 a manter os níveis de glicose no sangue sob controle.

Milho- Rico em gorduras poli-insaturadas, ajuda na redução do colesterol ruim, prevenindo doenças do coração. Tem vitamina A, um grande aliado do sistema imunológico, e vitamina E, antioxidante que retarda  o envelhecimento.

Amendoim- Com ômega-9, reduz o LDL (o colesterol ruim) e previne doenças cardiovasculares.

Gergelim- É um alimento de excelente qualidade nutricional graças às altas taxas de ácidos graxos insaturados, que reduzem o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares.

Soja- Possui ômega-6, que afasta doenças cardiovasculares e é indispensável para as grávidas.Também inibe a demência na velhice e o mal de Alzheimer.

Azeite de oliva- Contém altas taxas de vitamina E, betacaroteno e polifenóis – substâncias com efeitos antioxidantes. Também há evidências de que protege o coração e previne o câncer.

Girassol- Rico em diversas vitaminas (A, D, E e complexo B), além de minerais e ácidos graxos insaturados, este óleo ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e a diminuir os níveis de colesterol e da pressão arterial.

Canola- É um dos mais saudáveis: tem ômega-3, que evita a arteriosclerose. Além disso, é rico em vitamina E, poderoso antioxidante, e em gorduras monoinsaturadas, que reduzem os níveis de LDL.

Linhaça- Tem poder cicatrizante e é rico em ômega-3 – gordura que previne e auxilia no tratamento de doenças inflamatórias e cardíacas. Não deve ser superaquecido, pois perde suas propriedades nutricionais.

Fonte: MdeMulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque