quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Como usar corretamente a panela de pressão



A panela de pressão é uma grande aliada na hora de preparar de forma rápida os alimentos, pois proporciona um preparo três vezes mais rápido, do que uma panela normal. Mas será que as donas de casa estão fazendo o uso correto deste utensílio? Confira algumas dicas sobre o uso adequado e a manutenção da panela de pressão, e assim prevenir acidentes.

1. Capriche na limpeza
Desencaixe a borracha de vedação da tampa e lave-a separadamente.

2. Confira se existe pressão
Se a panela não produzir pressão e o vapor escapar pela tampa, verifique se a borracha está colocada corretamente.

3. Faça manutenção diária
Veja se a borda da panela está em bom estado e se não se deformou com o uso. Se houver algum problema, leve-a à assistência técnica. E troque a borracha de vedação quando rachar.

4. Não encha até a boca
Para a válvula não entupir, ao cozinhar algo mais líquido, como feijão, deixe o nível de água pelo menos três dedos abaixo da tampa. Se for carne, a água deve chegar até metade da panela.

5. Repare no apito
O cozimento do alimento se inicia quando a panela começa a apitar. Aí, é hora de abaixar o fogo e contar o tempo indicado na receita a ser preparada.

6. Observe a válvula
Enquanto a panela estiver no fogo, veja se a válvula está funcionando normalmente. Se não estiver liberando vapor, pode estar obstruída. Para resolver, basta levantá-la.

7. Tenha cuidado ao abrir
Jamais abra a panela assim que desligar o fogo. O ideal é esperar que ela esfrie naturalmente. Se estiver com pressa, coloque-a embaixo da torneira de água fria até parar de chiar, sem erguer a válvula. Depois, é só abrir com cuidado. Sempre afaste bem o rosto nesse momento

Fonte: MdeMulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque