Na automação residencial, também conhecida como domótica, cada vez mais presente no nosso dia a dia, o conceito de integração entre diferentes sistemas permite maior conforto, comodidade e segurança nos lares. Os sistemas mais usados são os de segurança, iluminação, áudio e vídeo.
Uma das principais tendências em arquitetura é a manipulação da iluminação, proporcionando economia, conforto, sofisticação e flexibilidade aos usuários.
Nos projetos de interiores é possível, entre outros:
Controle/acionamento da iluminação: controle integrado e remoto de toda a iluminação da casa, permitindo a criação de estados pré-definidos das lâmpadas (dinamizadas) para ocasiões específicas (jantar, filme, festa, etc.), chamadas de cenas. Utilização de sensores para acionamento automático, quando conveniente, integrados a acionamentos de persianas e outras funções do ambiente. Isso tudo resulta em um sistema de iluminação eficiente apropriado, econômico e de bom gosto.
Acionar tela de projeção, projetor, caixas de som, aparelho de DVD e iluminação diferenciada por meio da função “one touch” (único toque);
Controle de aberturas de cortinas, portas, portões e tetos retráteis;
Controle/acionamento de sistemas de irrigação de jardim e bombas de piscina.
- Se o objetivo é tornar a casa mais inteligente, é possível programar pelo celular funções como encher a banheira com água aquecida até uma determinada temperatura, por exemplo.
- Ligar a cafeteira sem precisar ir até a cozinha ou esperar pelo café ficar pronto.
- Monitorar a casa pela Internet, sendo notificado por e-mail ou ligação de celular de qualquer anormalidade que ocorra, como intrusos, vazamentos, principio de incêndio.
- Criar simulações de presença, ou programar a irrigação do jardim para todos os dias em horários pré-determinados, tomando o cuidado de suspendê-la quando chover.
Fonte: Escritório Magali Arquitetos